Recursos Hídricos e um desenvolvimento sustentável...


599px-The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg



Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso que uma região ou bacia utiliza.
O principal reservatório de água doce disponível para os seres humanos são as terras subterrâneas. De modo inicial, sendo a água um recurso renovável estaria sempre disponível para o Homem utilizar. No entanto, como o consumo tem aumentado a inovação da mesma, hoje em dia verifica-se uma numerosa falta de água doce principalmente junto aos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, sobretudo devido à poluição hídrica dos esgotos domésticos e industriais.
Em relação ao desenvolvimento sustentável, a gerência sustentável dos recursos hídricos compreende as ações que visam garantirem os padrões, qualidade e quantidade da água dentro tro da sua unidade de conservação, a bacia hidrográfica. A bacia hidrográfica, é um curso de água onde o conjunto de terras que fazem o escoamento da água das precipitações para esse curso de água e os seus abundantes.





010210_recursos_hidricos.jpg










Importância de ter um bom consumo dos recursos hídricos.



É importante que tenhamos um consumo de água equilibrado pois, esta é um dos recursos mais importantes para o ser Humano e, é também escasso.
O ser Humano, precisa obviamente de ter higiene, daí, tomar banho, lavar os dentes, entre outros, ao fazer isto, está a gastar água por necessidade, mas há sempre maneiras de conseguir poupar água.

Nos meios urbanos, o consumo de água é distribuído da seguinte forma:

- Torneiras (em geral, exteriores,interiores) 55%
- Banhos 25%
- Autoclismo 12%
- Máquinas da roupa 6%
- Máquinas de louça 2%


Estas são então as necessidades do Homem no seu dia-a-dia. E apesar de as ter-mos, para poupar água, podemos:

-Fechar a torneira quando lavamos os dentes;
-Tomar duches rápidos em vez de banhos longos;
-Colocar por exemplo uma garrafa de 1.5 litros de água cheia de areia no autoclismo de modo a que este ocupe estaço, e faça com que cada descarga poupe 1.5 litros de água;
-Quando lavarmos o carro manualmente, utilizar uma esponja em vez de água corrente da mangueira;
-Quando estamos a lavar louça, fechar a torneira a medida que deichamos de utilizar a água.;
-Substituição de máquinas gastadoras de água;
Para além de pouparmos um recurso Humano de que o Homem vai sempre depender, poupamos também papel pois a conta da água, irá ser mais pequena;