Desenvolvimento Sustentável:


- Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, ou seja, é uma forma de se usar as fontes naturais em pouca quantidade, visando a economia desses para o futuro.
- É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Porém ele é quase inviável na sociedade expansionista selvagem em que vivemos.
- A mentalidade consumista criada pelo sistema capitalista é uma forma de impedir o crescimento do desenvolvimento sustentável, o lucro passa a mais importante do que o
nosso futuro.


capawork.gif



Esquema representativo das várias componentes do desenvolvimento sustentável:


images.jpg


- Este conceito abrange várias áreas assentando num ponto de equilíbrio entre o crescimento económico e a protecção do ambiente.



Durante os tempos que correm foi ganhando novas definições a declaração universal sobre a diversidade cultural adiciona uma nova focagem na questão social, ao afirmar que “…a diversidade cultural é tão necessária para a humanidade como a biodiversidade é para a natureza.”Torna-se “raízes do desenvolvimento entendido não só a termos de crescimento económico como também um meio para alcançar uma mais satisfatório intelectual, individual, moral e espiritual”.Este conceito inclui noções fracas de sustentabilidade e ecologia profunda (é um conceito filosófico que vê a humanidade como mais um fio na teia da vida.Cada elemento da natureza, inclusive a humanidade, deve ser preservado e respeitado para garantir o equilíbrio do sistema da biosfera.)O conceito permanece mal definido e contém uma grande quantidade de debates a respeito da sua definição.A comissão para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas criou um conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável, para servirem como referência para os países em desenvolvimento.

1- Pobreza
2- Perigos naturais
3- Desenvolvimento económico
4- Governação
5- Ambiente
6- Estabelecer uma parceria global económica
7- Saúde
8- Terra
9- Padrões de consumo e produção
10- Educação
11- Os oceanos, mares e costas
12- Demografia
13- Água potável, escassez de água e recursos hídricos
14- Biodiversidade





“”Somos uma sociedade consumista, uma sociedade influenciável, uma sociedade do querer e não do poder Assombrados por publicidades poderosas, tendenciosas e extremamente influenciáveis.

Vivendo em extremos, somos uma sociedade de limites facilmente alteráveis, dependentemente do querer da pessoa e não do poder.

Sendo os jovens de hoje os Homens do Amanhã, que destino está reservado ao nosso tão “honrado/glorioso povo português”?

Na realidade, as pessoas endividam-se, e muitas delas sem possibilidades de recuperação possível…

A publicidade é a mentira do povo, pois as pessoas têm que estar conscientes de que não devem “ter por ter”, só pelos outros terem, que são aqueles que nos “cativam” para comprar, aqueles que não se interessam se levam ou não uma família á ruína.





“” Somos uma sociedade do Hoje, mas e o Amanhã?”” 
mundo-sustentavel_geracões.jpg





Consumismo, o maior inimigo da Natureza !


O consumismo é uma das características da sociedade contemporânea que produz ao impactos mais preocupantes no meio ambiente, tais como a poluição de recursos naturais e desaparecimento de espécies animais e vegetais, bem como, alterações climáticas.

- O consumismo invade diversas esferas da vida social, económica, cultural e politica. Tem passado a ser encarado como um dever do cidadão. Assim a problemática ambiental relaciona-se com os altos padrões de consumo e estilo de vida.

- Precisamos de passar de uma sociedade de produção industrial consumista e individualista, que sacrifica os ecossistemas e penaliza as pessoas, destruindo a sócio-biodiversidade, para uma sociedade se sustentação de toda a vida, que se oriente por um modo socialmente justo e ecologicamente sustentável de viver.





O Futuro da Terra passa por Todos Nós! desenvolvimento-sustentavel-01-balanca.png